Opinião | A década de 80 é superestimada

Muitos se perguntam: “porque nossa geração é tão burra e infantil?”. Cristãos culpam o pecado e a depravação total, já os conservadores culpam o comunismo. A piada de que o Brasil começou a dar errado quando a TV Globinho acabou ganhou tom de filosofia pós-moderna e é defendida com unhas e dentes por marmanjos desempregados, frustados com a vida, se dizem otakus e moram com os pais. Agem como se a geração deles fosse ápice do conhecimento. Mal sabem que só a história moderna tem 564 anos, ou seja, no conjunto geral da obra, não somos nada.

Hoje de madrugada eu estava revendo o “Clube dos Cinco”, filme do diretor famoso por clássicos da Sessão da Tarde dos anos 80/90, John Hughes. Apesar do tom pastelão e bobo de suas obras, algumas frases do personagem Richard Vernon – diretor/vilão na história – me fizeram refletir em como as pessoas que nasceram na Geração Y (80s/90s) superestimam sua geração.

images.jpg
Personagem Richard Vernon, eternizado como o diretor mais vacilão do cinema.

“eu ensino faz 22 anos. E a cada ano os garotos ficam mais arrogantes. […] Quando estivermos mais velhos esses garotos mandarão no país. E essa ideia me faz acordar no meio da noite. Quando estiver mais velho esses garotos tomaram conta de mim.”

Não parece com o discurso da geração Y? Lembrando: os jovens no filme são a geração Y! Os personagens do filme fumam maconha, ouvem punk rock, xingam seus pais, desobedecem as autoridades… Será que a geração atual é tão pior que a anterior? Ora, me permitam usar uma analogia barata: comparar um ladrão de carteira a um estuprador isenta o bandidinho? Pensem.

Na minha opinião, o que falta pra essa galera que valoriza tanto a última geração é, primeiro, vergonha na cara. Segundo, procurar verdadeira cultura e intelectualidade, nada de Kurt Cobain e Iron Maiden.


Nota: Primeiro quero deixar claro que sou fã de muitas coisas e aprecio muito todo esse universo paralelo de disco e mullets, minha crítica vai para os defensores xiitas dos anos 80. Enfim, se você ficou ofendido você provavelmente é um deles.

Ah! Vou aproveitar a oportunidade pra deixar um stand-up do Rafinha Bastos relacionado ao assunto, muito engraçado! hahaha


Para críticas, sugestões e/ou elogios, acesse nosso formulário de contato ou mande-nos um email: talktodavecast@gmail.com

Entre no nosso Grupo do Telegram!

Curta nossa página do Facebook!

Siga-nos no Twitter!

Criador e Hoster do DaveCAST, estudante no SENAI, cristão reformado, crítico de trailers, odiador de burocratas e mestre de Role-Playing Jogo nas horas vagas.

Deixe um comentário!